Uma tempestade geomagnética está sendo direcionada a Terra esta semana, devido a explosões solares de alta intensidade.
![](http://s2.glbimg.com/1huhlNiWq4m8OMu-z5iLxODAS3c=/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2013/04/12/sol1.jpg) |
Retirada do site G1.globo.com |
Isto está ocorrendo devido ao ciclo de atividade solar estar atingindo o seu pico que dura 11 anos. Segundo a Nasa (Agência Espacial Americada), publicado em matéria no G1.
Fonte: G1Ciência e Saúde consultado em 14/04/13 11:19hs.
Segundo matéria publicada pelo INPE Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais na última sexta feira dia 12 de abril, esta nuvem de plasma magnetizada que em pequena escala é conhecida como CME (coronal mass ejection; ejeção de massa coronal) pode provocar perturbações no campo magnético terrestre de intensidade variada, podendo quando em baixa intensidade provocar auroras nas altas latitudes e regiões polares ou se em maior intensidade (tempestade geomagnética) provocar correntes elétricas na superfície terrestre possíveis de afetar ou mesmo interromper sistemas de fornecimento de energia.
O INPE possui um Programa de Estudo de Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial - EMBRACE que avalia os fenômenos que ocorrem entre o Sol e a Terra e publica seus dados no site.
Veja este mapa das atividades solares dos anos de 1995 à 2012.
Vamos aguardar e ver como isto chegará até nós. Por enquanto com a tecnologia que temos não é possível prever com exatidão a direção do campo magnético da nuvem do CME antes de sua chegada a Terra. A direção e intensidade do campo é que determinam o nível de perturbação.
Fonte (consultado em 14/04/13 - 11:10hs) : http://www.inpe.br/noticias/noticia.php?Cod_Noticia=3256
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2013/04/apos-erupcao-solar-terra-pode-ter-tempestade-geomagnetica.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
http://www.inpe.br/climaespacial/sol.php