Pesquise neste blog

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Trabalho 3º Ano - Quarto Bimestre - Polímeros

Os polímeros são um importante grupo de compostos que possuem uma estrutura formada a partir da repetição de unidades moleculares menores que ao se unirem formam macromoléculas. Essas pequenas unidades são denominadas de MONÔMEROS e a reação química que envolve a formação das macromoléculas são denominadas POLIMERIZAÇÃO. 

Veja exemplos da formação dos polímeros: polietileno, poliestireno e da resina formaldeídica  (clique neste link ) não precisa ver o vídeo da aula prática,  leia apenas o texto e observe a unidade base (monômero) de cada um deles e a estrutura polimerizada, perceba a repetição da estrutura após a reação de polimerização.

Os polímeros podem ser SINTÉTICOS ou NATURAIS. 


Os polímeros SINTÉTICOS são produzidos artificialmente e os PLÁSTICOS são exemplo destes polímeros. O seu uso está cada vez mais presente em nossa sociedade, desde vestuários à peças de carro e embalagens. Podemos dizer, que hoje não podemos abrir mão de sua utilização sem grandes transtornos para a indústria e comércio e por que não, para o nosso conforto.  

Mesmos assim, ainda temos muito o que pensar em relação a utilização deste material, principalmente em relação ao seu descarte.  Neste blog fiz uma matéria sobre o vídeo "Oceano de Plástico" apresentada pelo programa Fantástico da Rede Globo onde podemos ter uma visão sobre as consequências de um descarte inadequado dos plásticos. Assista-o e leia a postagem  logo abaixo do vídeo e reflita sobre o último parágrafo . (Clique aqui para ser direcionado a postagem)

Os polímeros NATURAIS são os que já existem na natureza e tem uma importância muito grande se considerarmos sua atuação nos organismos vivos, muitos deles já são seus velhos conhecidos das aulas de biologia leia um pouco no link acima.

Abaixo deixo mais alguns links de sites sobre o assunto, mas muitos outros sites podem ser consultados pois o assunto é amplo e não é possível abordar todos os aspectos em apenas uma postagem.  O vídeo abaixo "Polímeros naturais e Sintéticos" apresenta uma abordagem química para o assunto não deixe de assisti-lo.







Páginas para consulta








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente. Não gostou? Deixe a sua crítica ou sugestão, posso utilizá-la para melhorar a qualidade deste blog.