Pesquise neste blog

História da Química

        Você provavelmente já ouviu alguém falar que a química é a ciência que estuda a transformação da matéria, não é mesmo? mas... o que significa isto?
          Vamos voltar um pouco e chegar até os tempos antigos onde os homens fascinavam-se com a descoberta do fogo. Através deste evento surgiram vários processos que possibilitaram a humanidade a desenvolver técnicas para melhorar sua qualidade de vida: do cozimento dos alimentos à utilização de ferramentas e utensílios em geral . 
        Um exemplo disto foi a manipulação dos metais, de onde tivemos as várias eras na história da humanidade. podemos citar  por exemplo a Era do Ferro e a Era do Bronze. 
         Técnicas de extração de corantes de vegetais realizada pelos egípcios e  de moluscos pelos fenícios, e ainda ,a busca pelo elixir da longa vida, e da pedra filosofal dos alquimistas, nos remetem a conclusão de que a realização de reações químicas manipuladas pelo homem não é coisa do nosso século, muito menos do resultado de pesquisas mirabolantes provenientes de laboratórios dos nossos mais renomados cientistas mundiais.
          Então porque achar que a química é algo inatingível, muito difícil, destinada somente aquelas pessoas que se isolam nos laboratórios para "inventar" coisas complicadas para se estudar?
A química moderna teve seu marco no ano de 1789, quando foi publicado o Traitè élémentaire de Chemie (tratado elementar de química) por Antoine Laurent Lavoisier considerado o "PAI DA QUIMICA".  
           Fundamental para a transformação da química em ciência  foi a introdução do método investigativo, onde deixou-se de lado as explicações baseadas no senso comum,  para a elaboração de um sistema lógico de teorias com uma linguagem própria. Denominamos  "MÉTODO CIENTÍFICO" a uma sequência de etapas organizadas para o estudo experimetnal de fenômenos. 



Fonte: Livro: Química e Sociedade - Pequis - 2005


Vou ficando por aqui, em breve retorno com mais informações sobre a química, enquanto isso...

        Voce sabia que  apesar do fogo ser conhecido desde a antiguidade, foi Lavoisier  o primeiro cientista a explicar a combustão pelo oxigênio? 
             Vá no link da tabela periódica deste blog e descubra mais um pouco sobre este elemento químico tão essencial a  vida.