Pesquise neste blog

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Você já se perguntou porque choramos ao descascar cebolas? Os aficcionados da química já...

A cebola, também conhecida como Alliun Cepa, pertence a família das liliáceas. Está presente em praticamente todas as escolas gastronômicas contemporâneas. São ricas em vitaminas B e C e também em minerais. Seu uso remonta a antiguidade, onde vestígios, em tumbas de faraós egípcios foram encontrados.
Existem várias substâncias químicas presentes em sua estrutura,  uma delas é a responsável por desencadear a produção de lágrimas em nossos olhos.

Ao ser cortada libera uma dessas substâncias, a enzima de nome anilase, que transforma o sulfóxido presente em sua estrutura em ácido propenilsulfênico, este  reage com o fluido presente em nosso globo ocular e forma substâncias químicas que são agressivas, desencadeando a formação das lágrimas responsáveis por "lavar" os nossos olhos, expulsando  os agentes causadores da agressão.

A reação química envolvida é:

Observe que o ácido sulfúrico, substância altamente irritante, é um dos produtos formados nesta reação.


Bem vai aí umas dicas para quem não quer manchar a maquiagem...

Uma delas é utilizar a baixa temperatura para reduzir  a atividade da enzima,colocando a cebola por uma hora no refrigerador antes de parti-la.
Outra é fazer esta operação embaixo de água para diluir a concentração das substâncias envolvidas na reação, ou memso removê-las a medida em que são liberadas ou formadas.

E agora quando for preparar seu prato perferido, não precisa mais chorar é só ter o prazer de degustar...

Bom Apetite!!!


Fonte: A química na cozinha - Emiliano Chemello
Cebola: sabor que nos leva a emocionadas lágrimas - João Luíz de Almeida Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente. Não gostou? Deixe a sua crítica ou sugestão, posso utilizá-la para melhorar a qualidade deste blog.