Pesquise neste blog

sexta-feira, 10 de junho de 2011

12 de Junho - Dia dos Namorados

Isso dá química!!!
Como diz Luan Santana em sua música "Química do Amor" 
...Que tal a gente agora misturar a nossa cor
Pra ver a combustão, a química do nosso amor
Eu e você, quer pagar pra ver?...





Quem duvida que a química está envolvida em nossas relações sentimentais? 
Como explicar as diversas sensações que temos quando estamos próximos a alguém especial?
Suor, rubor da face, coração acelerado... são provas de que algo acontece em nosso organismo e que não conseguimos controlar. 
A química do amor envolve reações em nosso corpo que são provenientes de diferentes hormônios cada qual responsável por uma dessas sensações.
A antropóloga Helen Fisher, propôs em 2004 a existência de 3 fases para o amor. 
A primeira é a "Fase do Desejo":
Testosterona
Estrogênio

Onde entram em ação os hormônios sexuais:  A testosterona nos homens e o estrogênio nas mulheres


É o que desperta na adolescência o interesse por parceiros sexuais. 

A segunda fase é a "fase da atração": 
É aí que temos o período da paixão. Nesta fase focamos nossa concentração apenas no objeto de nossa paixão, é quando temos perda de apetite, distúrbios de sono, suores, falha na respiração.  Isto tudo acontece devido a uma série de compostos químicos que afetam o nosso cérebro.
A norepinefrina nos excita e é responsável pela aceleração das batidas do coração
Norepinefrina

serotonina nos descontrola 
Serotonina

Dopamina
e a dopamina nos dá sensação de felicidade.

Esses compostos são neurotransmissores e são controlados pela feniletilamina que curiosamente faz parte do nosso conhecido chocolate.
feniletilamina



A terceira fase é "fase de ligação": 
Nesta fase temos o amor sóbrio, onde são fornecidos os laços para que permaneçam juntos. Os hormônios responsáveis por essa fase são a oxitocina, proteína produzida no hipotálamo,  conhecida como hormônio do carinho ou do abraço.
Oxitocina
E a vasopressina outra proteína também chamada de hormônio da fidelidade, testes em animais compararam o efeito desta substância em espécies monogâmicas e poligâmicas verificando que as espécies poligâmicas apresentam um  número reduzido de receptores de vasopressina.
vasopressina

Bem, essas são algumas das substâncias que fazem parte da "Química do Amor"  agora que você já sabe como isto funciona, vá em busca de seu grande amor, aproveite o dia dos namorados para comemorar e se ainda não tem alguém... abra o seu coração e aguarde que mais cedo ou mais tarde esse alguém vai chegar!

Ah!!! e não se esqueça da feniletilamina quando for comer um chocolate, lembre-se das grandes emoções que ele pode lhe dar!!!

Um comentário:

  1. Olá gostei muito da forma como a Prof. elabora os assuuntos de maneira bem clara e objetiva....e de maneira divertida.... Parabéns!!!!
    Sou aluna de Licenciatura em Química e gostei muito de ver q a Química é abordada de maneira...simples mas q faz toda a diferença...

    ResponderExcluir

Gostou? Então comente. Não gostou? Deixe a sua crítica ou sugestão, posso utilizá-la para melhorar a qualidade deste blog.