Pesquise neste blog

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Você já pensou que seria possível um VIDRO LÍQUIDO?

Não? pois é, isto já é possível!

Em relação a estrutura  do vidro sabemos que é um material que apresenta características de um líquido  mesmo quando em estado sólido a temperatura ambiente. Sabemos também que sua estrutura molecular é amorfa (não cristalina). Isto ocorre devido a sua alta viscosidade que o torna rígido após o resfriamento da solução formada pela fundição da matéria prima.

Bem isso era até a algum tempo atrás antes de cientistas alemães desenvolverem esta nova tecnologia.

O vídeo  abaixo apresenta uma nova tecnologia onde é possível manipular o vidro em sua forma líquida a temperatura ambiente. Com grandes vantagens sobre a sua utilização tornando vários materiais impermeáveis.  No Brasil este material está sendo produzido pela Ecoglas.

No Olhar Digital temos uma matéria muito interessante sobre isto, assista abaixo:





Um pouco mais sobre o vidro...

O vidro é um material conhecido a muitos e muitos anos, estima-se que desde 4000 a.c.,  suas propriedades e características fazem dele um excelente material para usos diversos, principalmente considerando o fato de ser inerte e biologicamente inativo.

A areia é a principal matéria prima para a fabricação do vidro.  A sua composição química é a sílica de fórmula SiO2.  Quando aquecida acima de 1700ºC a sílica funde e forma o vidro. Seu processo de fabricação é relativamente simples. 


As cores apresentadas nas diversas variedades de vidro que vemos por aí são devidas a adição de alguns metais, como o ferro (Fe III  -âmbar), o Cobalto (Co II - azul) e o Cromo (Cr III - verde).

 Atualmente temos muitas tecnologias desenvolvidas atribuindo funções diversas a utilização do vidro.  A fibra ótica já é bem estabelecida sendo utilizada em telecomunicações e na área médica como nas endoscopias, leia mais na matéria O que é fibra ótica?  da Tecmundo.

Acesse os links abaixo e aprenda um pouco mais sobre o vidro:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente. Não gostou? Deixe a sua crítica ou sugestão, posso utilizá-la para melhorar a qualidade deste blog.