RICHARD HECK , EI-ICHI NEGISHI e AKIRA SUZUKI, um norte-americano e dois japoneses receberam o prêmio Nobel de Química de 2010.
Com o desenvolvimento de uma técnica capaz de permitir a criação de novas moléculas de carbono, mais complexas que as existentes na natureza, destacou-se pela contribuição no processo "Acoplamento Cruzado Catalisado por Paládio".
A técnica possibilitou a união de átomos de carbono em compostos complexos. Anteriormente esta união só era possível em moléculas simples, devido a grande quantidade de subprodutos obtidos na reação, o uso do paládio permite que o processo ocorra sem a formação de subprodutos.
A aplicação desta técnica na criação da DIAZONAMIDA A, substância utilizada no combate a células cancerígenas no colo do útero, é um dos exemplos da importância do trabalho destes cientistas. A técnica ainda pode ser utilizada para desenvolver novos materiais para serem utilizados na medicina, na indústria eletrônica e agrícola.
Vale ressaltar que este ano de 2010 o prêmio Nobel de Física também foi agraciado para um trabalho com o elemento químico carbono, o GRAFENO, veja na matéria publicada neste blog sob o tema Tecnologia - Pesquisa com Grafeno leva cientistas ao premio Nobel de Física 2010.
A importância deste elemento é tão grande, que deu origem a uma subdivisão da química denominada "química orgânica". Sua presença majoritária nos organismos vivos, só tem a ressaltar a necessidade do estudo de seus compostos.
Fonte: Jornal da Ciência - Nobel de Química é dividido entre norte-americano e dois japoneses - matéria publicada em 06/10/2007 - consultada em 07/10/2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Então comente. Não gostou? Deixe a sua crítica ou sugestão, posso utilizá-la para melhorar a qualidade deste blog.