Pesquise neste blog

sábado, 9 de outubro de 2010

A Química dos Alimentos

É difícil imaginar quem nunca ouviu a expressão, "este alimento é natural, não contém química", em alusão a uma alimentação saudável, livre de substâncias consideradas impróprias para o consumo humano.

Pois bem, será mesmo que existe algum alimento sem química?

Para responder a esta pergunta, vamos recorrer a  definição de "química":

"Química é a ciência que estuda a transformação da matéria e suas propriedades" veja mais detalhes sobre este assunto na página "História da Química" deste blog.

Consequentemente tudo que é "matéria" é considerado como parte da química, sabemos que a matéria é formada por elementos químicos, então podemos dizer que tudo que é constituído por um elemento químico faz parte da química.

Mas, e os alimentos? de que são feitos se não de matéria? Concluímos então que todo alimento, qualquer que seja sua composição, contém a mais pura química, na forma de suas substâncias constituintes, tais como: vitaminas, proteínas, sais minerais, gorduras, açúcares etc...

Por isso é comum dizermos, entre os químicos, que a cozinha é um grande laboratório, onde desenvolvem-se diariamente milhões de reações químicas, efetuadas pelas mãos de nossos grandes mestres cucas, das donas de casa que fazem a alegria da família a um ilustre chefe de cozinha do mais requintado restaurante.

Para que você não tenha mais dúvidas a respeito disso, vamos ilustrar esta matéria, destacando  alguns alimentos considerados pelo nutricionista Jonny Bowden (Doutor em nutrição pela Universidade Clayton pela Saúde Natural) e autor do livro "Os 150 Alimentos mais Saudáveis do Planeta", como os 10 alimentos que não podem faltar à nossa mesa, em entrevista à revista Época.

São eles:

Sardinha:   Rica em Magnésio (Mg), Ferro (Fe) e Selênio (Se).

Repolho:   Rica em Sulforafanos, substância que mais eleva o nível de enzimas anticancerígenas no organismo.

Folha de beterrada:   Uma das mais ricas hortaliças, podendo ser consumida em saladas ou refogadas, entre seus componentes, os carotenóides são importantes na proteção dos olhos contra o envelhecimento.

Açaí:  Alto teor de antioxidantes, rica em gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, auxiliam na redução do colesterol ruim e prevenção de doenças cardíacas.

Goiaba: Rica em Licopeno o maior dos antioxidantes entre os carotenóides, previne câncer de próstata, catarata e doenças cardiovasculares.

Cereja fresca:  Possui um antiinflamatório natural a antocianina.

Chocolate meio amargo: Alta concentração de Magnésio (Mg) mineral importante para mais de 300 processos biológicos no organismo.

Frutas oleaginosas:  Ricas em Omega 3 e Omega 9, minerais e proteínas.

Canela:  Controla o nível de açúcar e colesterol no sangue,  sabor e aroma são provenientes do aldeído cinâmico.

Semente de abóbora:  Fonte de Magnésio (Mg), cujos benefícios já foram descritos acima, podem ser consumidas após tostadas em forno.

Estas são apenas algumas das substâncias presentes nestes alimentos, com certeza cada um deles possui muitas outras capazes de atuar em nosso organismo de forma a mantê-lo saudável.

Agora quando você ouvir alguém dizer que algum alimento não contém química, lembre deste post e recomende-o esta leitura.

Não deixe de Incluir estes alimentos em seu cardápio diário e...
Bom Apetite!!!

Agradecimentos: 
Pela sugestão da matéria, aAdelaide Bistrô,  detentores de um dos grandes "laboratórios de degustação" Palmense em Tocantins!!! Unindo Sabor e Cultura em uma das mais belas artes da humanidade.

Fonte: http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI7883-15254,00-OS+ALIMENTOS+MAIS+SAUDAVEIS+DO+MUNDO.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Então comente. Não gostou? Deixe a sua crítica ou sugestão, posso utilizá-la para melhorar a qualidade deste blog.